Surfistas do Guarujá serão treinados para ajudar nos afogamentos

A praia do Tombo, na cidade do Guarujá, litoral norte de São Paulo, receberá a quarta etapa do Salva Surf Mantecorp, projeto social do 17 Grupamento do Corpo de Bombeiros – Salvamar Paulista, em parceria com a Mantecorp, no próximo sábado.

O objetivo do projeto é ensinar aos surfistas técnicas de autoproteção e de auxílio para salvamentos no mar, além de contribuir com a redução do número de afogamentos no litoral paulista durante a temporada de verão. Em 2010, o Salva Surf Mantecorp capacitou mais de 300 surfistas nas oito etapas realizadas e, de acordo com o 17 Grupamento do Corpo de Bombeiros, foram realizados cerca de 3 mil salvamentos, em 12 cidades do litoral paulista.

Ano passado os municípios de Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém receberam o treinamento preventivo. Nesse ano, o projeto já percorreu as praias de Itamambuca (Ubatuba), Maresias (São Sebastião) e em Riviera de São Lourenço (Bertioga) e capacitou cerca de 60 surfistas. Outras cinco cidades receberão o projeto até o fim de março: Santos (26/2), Praia Grande (5/3), Mongaguá (12/3), Itanhaém (19/3) e Peruíbe (26/3).

No treinamento, os instrutores ensinam as principais técnicas de autoproteção, auxílio ao salvamento no mar e reanimação de afogados. De acordo com o Capitão Maurício, uma das técnicas é utilizar a própria prancha como ferramenta segura no socorro de uma vítima de afogamento. “A prancha, quando utilizada de forma correta, é fundamental no resgate e transporte da vítima até um local seguro”, destaca.



Os alunos também aprendem a reconhecer vítimas em risco de afogamento, fazer a abordagem correta, além de procedimentos de primeiros socorros, como respiração artificial e massagem cardíaca externa. “Ao vivenciar essas técnicas, o surfista sente-se mais seguro para prestar socorro no mar durante a espera de ajuda especializada”, conclui o capitão.

Novidade Prancha sustentável

Este ano, a Mantecorp reforça seu compromisso com a questão socioambiental, por meio da utilização de pranchas sustentáveis durante os treinamentos. As pranchas são ambientalmente corretas porque os materiais utilizados para fabricação são orgânicos e recicláveis e todo o processo de manufatura é livre de compostos tóxicos. Estas mesmas pranchas serão sorteadas para os surfistas após o término do último treinamento.

Inscrições

As inscrições dos interessados serão realizadas por promotores do projeto, que estarão disponíveis nos locais indicados (programação abaixo), uma hora antes do início de cada treinamento. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Somente para maiores de 18 anos.

Ao final de cada treinamento, os inscritos receberão certificado de participação do Corpo de Bombeiros e um kit exclusivo com parafina, lycra e protetor solar Episol.

Todos os inscritos ainda terão a chance de concorrer ao sorteio de duas pranchas.

Fonte: Jornal a Tribuna





Deixe seu comentário