Samu começou a operar nesta segunda-feira em Guarujá

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) começa a funcionar nesta segunda-feira em Encontra Guarujá. Integrado com Santos e Bertioga, o atendimento ocorre 24 horas aos casos de urgência e emergência.

O Samu de Guarujá contará com sete ambulâncias, sendo cinco unidades de Suporte Básico (USB), uma Unidade de Suporte Avançado (USA ou UTI Móvel) e uma Motolância. A equipe tem 11 médicos; 28 técnicos de enfermagem; 26 motoristas-socorristas e sete enfermeiros.

O Samu é um instrumento para ações de urgência e emergência, que tem objetivo de garantir mais agilidade nos socorros, resgate de pacientes e no atendimento à população dos bairros, reforçando o serviço 192.

Funcionamento



A Central de Regulação do Samu ficará instalada em Santos, no antigo Hospital Silvério Fontes, que centralizará os atendimentos nas três cidades. No local, técnicos estarão de plantão para receber chamados, por meio do telefone 192. Posteriormente, as ligações serão transferidas ao médico regulador – profissional, que irá avaliar qual o melhor procedimento a ser aplicado no paciente.

Dessa forma, ele será o responsável pela saída dos veículos, de acordo com o grau de urgência e endereço da ocorrência. Durante o chamado, o médico vai acionar – via rádio comunicador, a ambulância mais próxima.

Em Guarujá, as sete ambulâncias estarão no entorno das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Rodoviária, Vicente de Carvalho, Enseada e Boa Esperança.

Fonte: Jornal A Tribuna





Deixe seu comentário