Procon de Guarujá fiscaliza e autua financiadoras de carro

Quem financiou veículos, a partir de 2008, deve ficar atento. O Procon de Guarujá multou seis financiadoras no Município por cobrança indevida de taxa para abertura de crédito (TAC). As agências terão de pagar multas, cujo valor individual pode chegar a R$ 83 mil.

As financiadoras dos bancos autuadas pela unidade são Santander S.A, Itaú S.A, Bradesco S.A, BV, Crefisa, Volkswagen S.A e Chevrolet S.A. Os consumidores que se sentirem lesados devem procurar a unidade do Procon. Após o registro da queixa, a empresa é notificada para informar se vai devolver o dinheiro da taxa. As financeiras têm 30 dias para entrar com recurso.

Caso as empresas se neguem a pagar, o Procon encaminha o caso para o juizado de pequenas causas. “Nesse mês, vamos começar a encaminhar todos os processos para a Promotoria e o Ministério Público. É importante que a população ajude a denunciar esses casos”, disse o diretor da unidade da Prefeitura.



Segundo ele, as multas começaram a ser aplicadas em novembro do ano passado, por causa do aumento do número de reclamações sobre os carnês de pagamento. “Quando as pessoas vinham reclamar, pedíamos para ver o carnê e lá constatávamos a cobrança dessa tarifa ilegal. Por estar embutida na prestação, ninguém acaba percebendo o que realmente acontece”, disse.

Outro problema encontrado em casos semelhantes é a cobrança do boleto bancário. “Se a pessoa já estiver com o carnê em mãos, não existe motivo para pagar outro boleto. É bom ficar atento a isso também”, alertou o diretor do Procon.

Serviço – O Procon de Guarujá fica na Rua Washington, 719 – Centro – Guia da Cidade Guarujá. Outras informações pelos telefones 3355-6648 e 3383-2177.

Fonte: Jornal A Cidade





Deixe seu comentário