A Prefeitura da cidade Guarujá inicia nesta sexta-feira a fiscalização dos carrinhos de ambulantes que trabalham com fritura na faixa de areia das praias. O primeiro local fiscalizado será a Praia do Tombo, que recebeu em dezembro a Bandeira Azul, selo internacional de qualidade ambiental e infraestrutura.
A Lei complementar número 044/98, criada há 13 anos, nunca foi cumprida, fazendo com que os ambulantes permanecessem a utilizar as práticas antigas. De acordo com a Prefeitura, a norma proíbe a fritura na faixa de areia, porém, não inibe a comercialização do mesmo.
“É importante saber que trabalhar com fritura é permitido, o que está proibida é a fritura e ter botijão de gás no local, mas comercializar não tem problema nenhum”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Elio Lopes.
Para completar, o secretário esclarece. “Essa nova leitura de ações em praias vai modificar todo o contexto de alimentação. As pessoas vão comer alimentos assados, naturais, frios e produtos frescos, mudando radicalmente seus hábitos e melhorando a qualidade dos alimentos, longe de frituras que faz muito mal ao organismo em ambiente praiano”, finalizou Lopes.
Fonte: Jornal a Tribuna
Sem respostas