A Prefeitura da Cidade do Guarujá e representantes das empresas portuárias e da Associação Comercial de Guarujá (Aceg) decidiram antecipar as primeiras intervenções na Rua Idalino Pinez, conhecida como Rua do Adubo, para a inversão do trânsito.
“A antecipação foi motivada pela disponibilidade das empresas envolvidas na realização dos serviços e também devido ao desgaste da via ”, explicou o diretor da Diretoria de Trânsito e Transporte, Wilson Caruso.
Os serviços, que começaram na manhã desta quinta-feira, têm como objetivo a implantação da mão inglesa. A previsão é de que as intervenções estejam concluídas até esta sexta. A medida ajudará a desafogar o trânsito na via, que recebe diariamente cerca de 7 mil caminhões.
Neste primeiro momento será realizada a limpeza de guia, sarjeta e das caixas de passagem e remoção do lixo. Depois começa a recuperação asfáltica da via pública, o que deve ocorrer entre os dias 29 de janeiro e 6 de fevereiro.
Os testes de inversão de mão na Rua do Adubo ocorrerão no período de 7 a 12 de fevereiro. “Além dos testes iremos fazer uma campanha junto aos motoristas de caminhões e moradores com a distribuição de panfletos e faixas de orientação”, contou o representante da Santos Brasil e Aceg, Heitor Carbone.
A alteração de mão ocorrerá em um trecho de aproximadamente 200 metros da Rua do Adubo até a Rua Papa Paulo IV. Com a inversão, as faixas da esquerda e direita servirão aos motoristas que trafegam em direção às empresas do porto.
Quem segue para Dow Química, Terminal de Grãos de Guarujá (TGG) e Cutrale deverá se manter do lado esquerdo de quem vem da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-55). Já a faixa central ficará para quem saí da via portuária e segue sentido rodovia.
Atualmente, quem vem pela SP-55 para o porto, utiliza as faixas da direita e central, e quem sai, a da esquerda. Esse movimento geralmente provoca lentidão em todos os lados da Avenida Santos Dumont.
Fonte: Jornal a Tribuna