Guarujá é conhecida como a “Pérola do Atlântico”, devido às suas belas praias e belezas naturais. São 22 km de litoral, com 27 praias, em geral, com águas limpas. Algumas bastante urbanizadas como Enseada e Pitangueiras, e algumas selvagens, acessíveis apenas por trilhas ou barco.
Quando a noite cai, a diversão se concentra, principalmente entre as praias de Enseada e Pitangueiras. As opções vão de restaurantes charmosos ao agito das boates, bares com música ao vivo, shows, cinema e shoppings.
Guarujá é muito bem estruturada, oferecendo; Resorts, hotéis, pousadas, flats e outros meios de hospedagem. O Guarujá é um lugar privilegiado até mesmo para congressos, seminários e outros eventos de negócios.
Quando ir ao Guarujá
Guarujá possui uma infraestrutura bem completa, e muitos pontos turísticos. O que permite receber turistas a qualquer época do ano.
Para quem deseja descansar, ou mesmo conhecer os pontos turísticos com mais calma, deve-se evitar a alta temporada. Já quem quer curtir a praia, o verão, é a melhor época, porém, algumas praias se tornam impróprias para banho nos períodos de grande movimento.
Durante a temporada também ocorrem diversas festas, como o Festival de Verão, que acontece em janeiro e reúne grandes nomes do cenário nacional.
Onde ficar no Guarujá
Guarujá possui muitas praias e centenas de opções de hospedagem nos mais variados estilos. Desde resort a simples pousadas e até hostel. Há também uma grande quantidade de apartamentos, flats e casas para alugar na temporada.
Recomendamos que você leia o artigo de cada praia e escolha a que combine com o seu perfil. Há praias de todos os estilos, mais calmas e desertas e outras movimentadas. Se preferir ficar perto de tudo, onde as coisas acontecem, recomendamos as praias da Enseada e de Pitangueiras.
O que fazer no Guarujá
Praias: Com praias para todos os gostos, Guarujá reúne cenários selvagens como Branca, Preta e Camburi (direção Bertioga), frequentados pela turma do surf e acessíveis somente por trilhas; e paisagens urbanizadas, como as formadas pelas orlas de Pitangueiras, Enseada e Pernambuco, repletas de bares e restaurantes.
Acqua Mundo: Imperdível para quem viaja com os pequenos, o parque é um dos maiores aquários da América Latina. Nos tanques gigantes estão cerca de três mil animais aquáticos de 180 espécies como peixes de água doce e salgada, tubarões, pinguins, tartarugas, arraias, répteis e lobo marinho.
Mirantes: As belezas naturais de Guarujá podem ser apreciadas de vários mirantes. No Morro do Maluf e no Mirante da Gávea, as paisagens apresentam as praias de Pitangueiras e da Enseada. Já o mirante da Ponta das Galhetas, entre as praias do Tombo e de Astúrias, descortina a Ilha da Moela; enquanto o Morro do Sorocotuba tem a Mata Atlântica como cenário. Para curtir o pôr-do-sol, siga para o Costão das Tartarugas.
Forte da Barra Grande: Erguido pelos espanhóis em 1584, oferece visão panorâmica do Porto de Santos. Restaurado pelo Iphan, teve a Casa de Pólvora transformada em capela ornamentada com um gigantesco painel de mosaico assinado pelo artista plástico Manabu Mabe.
Passeio de Escuna: Há dois roteiros. O que leva às praias do Sul vai até Santos, passando por Saco do Major, Ponta do Rosa e Ilhas do Mato, em viagem de quase quatro horas (ida e volta). Já o tour para o Norte tem duração de três horas e vai até à praia de Iporanga.
Compras: Durante o verão, uma boa pedida para detonar é carteira é visitar o shopping sazonal montado no Casa Grande Hotel & Spa, com mais de 60 lojas de moda e decoração. Há ainda a opção econômica das quatro feirinhas de artesanato, montadas nas praias das Pitangueiras e Enseada.