O técnico do Ministério da Educação (MEC), professor Garabed Kenchian, esteve em Guarujá na última semana para vistoriar e conhecer o terreno que poderá abrigar o futuro campus do Instituto Federal de São Paulo no Município. Antes de seguir para vistoria, o professor foi recebido pela prefeita Maria Antonieta de Brito, em seu gabinete, no Paço Moacir dos Santos Filho.
Durante o encontro, a chefe do Executivo reforçou a importância de uma unidade desse porte para o Município. “Faço gestão da instalação desse instituto em Guarujá há anos. A construção do Instituto Federal atenderia não só os munícipes daqui, mas de toda a Região e, com isso, teríamos mão de obra qualificada para oferecer às empresas que estão vindo se instalar na Cidade”, reforça a prefeita.
De acordo com o professor Kenchian, a sua vinda à Cidade foi para conhecer o terreno e a área em geral para saber se, em um prazo rápido, poderá ser instalada uma escola de cursos técnicos na cidade do Guarujá em diversas áreas. “Irei passar as informações e observações sobre o que vi ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A partir daí, ele analisará se o espaço está apto ou não para receber o instituto”, explica Kenchian.
Esta é a primeira etapa a ser vencida e, caso esteja dentro dos critérios exigidos pelo MEC, será necessário fazer as adequações para que a instituição esteja funcionando até julho de 2014. “A partir daí, passaremos então para etapa seguinte, que é fazer a cessão da área para o instituto. Vencida essa fase iremos para seleção dos cursos, daí concurso para contratação dos professores e vestibular para os candidatos a uma das vagas oferecidas” conta o professor.
A previsão é que a escola abrigue aproximadamente 400 cursos técnicos em diferentes áreas. E caso precise de reformas, o ideal é que não sejam grandes intervenções para a instituição possa atender o programa de investimentos do Governo Federal na área educacional no tempo previsto. “Uma das exigências é que a Cidade possa oferecer espaços em que possamos estar em plena atividade em curto espaço de tempo”.
O espaço previsto para abrigar o futuro campus é uma área da Codesp e possui 10.405,93 m², e fica na Rua Bartolomeu de Gusmão, 155 – Jardim Enguaguaçu, em Vicente de Carvalho.
Segundo Garabed Kenchian, o terreno está estrategicamente bem localizado por ser próximo ao Porto. “Aqui seria bem interessante por está próximo à extensão portuária e, além disso, nossa intenção é trazer o curso de Logística para atender uma demanda reprimida do País nessa função”, justifica.
O secretário-adjunto de Educação do Município, Juarez Mendes de Azevedo, disse que acompanhou a vistoria e seria uma grande conquista. “Iríamos contemplar a população de diferentes idades que deseja se qualificar e também aqueles que ainda não possui uma profissão“, estima.
Fonte: Diário do Litoral