Cerca de 3 mil trabalhadores de limpeza urbana da empresa Terracom estão em greve nesta terça-feira após impasse nas negociações do reajuste salarial. Com isso, não há coleta de lixo e o serviço de varrição está comprometido nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Encontra Guarujá e Bertioga.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação (Sindilimpeza), Dulcineia Moreira, diz que 30% do efetivo foi mantido para a varrição nessas cidades. Além disso, a coleta de lixo hospitalar ocorre normalmente.
Nesta terça-feira, às 14 horas, haverá uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em São Paulo. De acordo com Dulcineia, o sindicato reunirá cerca de 30 trabalhadores de cada cidade para acompanhar a reunião.
A categoria reivindica 20% de aumento salarial, mas a Terracom estaria disposta a oferecer só 7,5% e reajuste de 9,5% para os demais benefícios. Dulcineia diz que esperou até ontem uma contraproposta da empresa. No entanto, somente hoje foi informada de que o sindicato patronal havia marcado uma audiência no TRT.
Fonte: Jornal a Tribuna