A Secretaria de Estado da Saúde pretende adiantar o programa de combate à dengue em 47 municípios do Estado, considerados de alto risco para epidemia da doença durante a temporada de verão, entre o final deste ano e início de 2012.
O alerta consta no Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue. O documento foi aprovado pela pasta no último dia 18.
Na Baixada Santista, quatro cidades constam nesta lista: Encontra Cubatão, Encontra Guarujá, Encontra Itanhaém e Santos. O Estado enviará cerca de 700 profissionais da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para acompanhar as visitas nas residências realizadas pelos agentes municipais, com o objetivo de controlar e eliminar criadouros do mosquito.
Existe o temor que a circulação do vírus tipo 4 chegue com força no Estado, provocando uma grande epidemia, pois a população está vulnerável a esse sorotipo. Este vírus poderá provocar casos graves em cidadãos que já contraíram anteriormente os vírus do tipo 1, 2 e 3.
A situação nas cidades da região levou em consideração três aspectos: a taxa de casos confirmados por 100 mil habitantes, a densidade populacional e a série histórica de casos da doença.
Elas foram selecionadas por terem registrado a transmissão de dengue em pelo menos cinco dos últimos dez anos ou por ter uma incidência de registros acima de 300 casos por 100 habitantes.
Capacitação
Uma das novidades do plano estadual é a realização de treinamentos de 15 minutos para médicos nos locais de trabalho, uma estratégia já adotada pela Prefeitura de Santos.
Outra novidade será a atuação, a partir do último trimestre do ano, da Vigilância Sanitária do Estado, em parceria com os órgãos municipais, nos chamados imóveis estratégicos. São eles: borracharias, ferro-velhos, rodoviárias, cemitérios, piscinas de uso público, bem como hospitais, escolas, shoppings, clubes, presídios e asilos. Um cronograma das visitas ainda está sendo elaborado.
Fonte: Jornal a Tribuna