A Prefeitura de Guarujá realiza, na próxima semana, a sexta edição da Festa de Iemanjá. O evento acontece na próxima quarta-feira, 2, data em que é comemorado tradicionalmente o dia da Rainha do Mar. Ao todo, 20 tendas vão colorir as areias da Praia da Enseada. A estrutura abrigará 27 entidades religiosas, representando as matrizes africanas de Guarujá.
Organizada pela Secretaria da Cultura, todos os anos a celebração religiosa, que faz parte dos calendários turístico do Município, da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e da Secretaria de Estado da Cultura, atrai milhares de pessoas.
A concentração está marcada para as 18 horas, em frente ao Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I nº 350 – guia da cidade do Guarujá).
A procissão da imagem do Orixá acontece às 19h30, com destino ao Palanque Central, em frente à Praça Horácio Lafer. Às 21h30, será realizada a abertura oficial do evento, com o tradicional lançamento do barco de oferendas no mar, próximo ao Morro do Maluf.
Segundo o secretário de Cultura de Guarujá, a festa religiosa fomenta o turismo e o comércio local do Município. “A Festa de Iemanjá traz o apelo religioso e cultural das pessoas, por isso os munícipes de Guarujá devem dar total apoio a iniciativa e promover a festividade”, ressaltou.
Para o representante da pasta, a Festa de Iemanjá lembra a passagem de ano. “Isso porque o branco e o azul dão um colorido especial à celebração, assim como fogos, velas e perfumes de alfazema que completam o clima de festividade”, frisou o secretário.
Já a Coordenadoria Especial das Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Coeppir), uma das parceiras da festa, disse que a participação e visitação dos adeptos e simpatizantes do Orixá africano é um dos objetivos do evento.
Fonte: Prefeitura do Guarujá