A Prefeitura de Guarujá realiza sessões de fisioterapia individual gratuitas para portadores de hanseníase às terças e quinta-feiras, das 8h às 12 horas. O atendimento acontece no Hospital Dia – William Rocha e previne deformidades causadas pela doença.
Somente em 2010, a Cidade registrou 16 casos da doença, dos quais 12 pessoas seguem em tratamento e quatro foram curados.
É importante que o munícipe que apresentar uma ou mais manchas acastanhadas, avermelhadas ou esbranquiçadas na pele, na qual não sinta dor ou calor e a inexistência de pêlos nos locais, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa.
Caso haja suspeita de hanseníase, a pessoa será encaminhada ao Hospital Dia – William Rocha (Rua Hélio Ferreira, 370 – Jardim Boa Esperança) para fazer o exame de Baciloscopia.
Doença
A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, não mortífera. No entanto, pode comprometer os órgãos e levá-lo à morte. A doença é transmitida de pessoa a pessoa por vias respiratórias (tosse, espirro, secreções nasais), se o infectado estiver em tratamento, ele não transmite o bacilo Hansen (causador da hanseníase). Poucas pessoas ficam infectadas pela Hanseníase, pois a maioria tem capacidade de combater o bacilo.
Fonte: Jornal a Tribuna
Sem respostas