O governo de São Paulo lança nesta segunda-feira (3) na capital paulista o novo plano para o combate da dengue. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o plano terá medidas diferenciadas em relação aos anos anteriores. Prefeitos de 283 cidades paulistas consideradas mais vulneráveis à transmissão da doença participarão do encontro.
Esse mapeamento foi realizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da secretaria, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).
A secretaria diz que o objetivo é mobilizar as prefeituras em torno do tema, pois as ações de campo para o controle dos criadouros do Aedes aegypt, que transmite a dengue, devem ser realizadas pelos municípios. Segundo o governo, a mobilização é fundamental por causa, principalmente, da entrada em circulação do subtipo 4 do vírus da dengue no estado, o que aumenta o número de pessoas suscetíveis à doença, ampliando o risco de casos graves e óbitos. O treinamento dos agentes será agilizado e aprimorado, para facilitar o combate à doença.
Foram registrados neste ano em São Paulo 76,8 mil casos de dengue, contra 189,3 mil em 2010. Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, concentra 19% do total de casos de dengue no estado em 2011. O encontro “Unindo Forças contra a Dengue” acontecerá no anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Participarão do encontro 15 cidades da Grande São Paulo (Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Francisco Morato, Guarulhos, Taboão da Serra, São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santana de Parnaíba, Osasco e Jandira). Haverá ainda municípios da região de Araçatuba, Araraquara, Encontra Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, Encontra São José do Rio Preto, Sorocaba e Ribeirão Preto. Da Baixada Santista estarão Bertioga, guia Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande e Peruíbe. Cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte também têm presença garantida.
Fonte: G1