No primeiro dia da implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, na manhã desta segunda-feira, usuários não sabiam como utilizar o bilhete nas estações de passageiros das travessias na Praça da República/Vicente de Carvalho e em Santos/cidade de Guarujá. Por isso, nesta semana a Dersa ficará nesses pontos para orientar os passageiros.
O novo bilhete funciona do mesmo modo que o dispositivo eletrônico usado no sistema de transporte público (ônibus, metrô e trens). Os usuários das lanchas que têm passes e querem transformá-los em cartão eletrônico têm até o dia 23 de junho para fazer o cadastro, basta apresentar um documento e o comprovante de residência.
São disponibilizados cinco tipos de bilhetes: comum (recarregável), vale-transporte escolar (com 50% de desconto para estudantes matriculados nas escolas dos municípios), isento (voltado para pessoas com mais de 65 anos e portadores de necessidades especiais), unitário e múltiplo de dois (ida e volta).
Segundo a Dersa, a compra de crédito para o cartão comum pode ser feita nos guichês de todas as estações. A recarga do bilhete escolar está disponível na estação de embarque de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Já a recarga do vale-transporte pode ser efetivada pela empresa e a validação dos créditos tem de ser feita pelo usuário nos terminais das embarcações.
Segurança e agilidade
Um dos objetivos do novo sistema é agilizar o embarque dos passageiros, principalmente nos horários de pico. Ainda de acordo com a companhia, a utilização do novo bilhete garantirá a recuperação dos créditos em caso de perda ou roubo do cartão. Além disso, a segurança do usuário aumentará, já que a circulação de dinheiro em espécie dentro das embarcações tende a diminuir.
Fonte: Jornal a Tribuna