Moradores de um conjunto da CDHU passarão a ter contas individuais de água em Guarujá, no litoral de São Paulo. Cada família passa a ter a responsabilidade de pagar o valor da conta que antes era dividido entre os moradores de todos os apartamentos.
A aposentada Maria de Lourdes Santana ficou emocionada quando soube da novidade. Ela diz que agora não irá cobrir a dívida dos outros moradores do condomínio. “Agora a gente vai poder pagar a nossa água e não pagar a conta do vizinho. É uma felicidade!”, falou.
Já o operador Antonio Cosme dos Santos disse que a mudança vai representar uma economia no orçamento que poderá ser investida no final do mês. “De 100 para 30 reais, é uma economia muito boa, 70% de economia”, diz ele.
Maria Lima, que é síndica do prédio e moradora do conjunto desde que foi entregue, há 19 anos, diz que a partir de agora terá uma responsabilidade e preocupação a menos. “Cada um vai ver o tamanho de seu bolso. Se quer pagar mais, usa mais. Se quer pagar menos, aprende a economizar. Isso aqui foi o melhor prêmio da loteria que Deus nos mandou”, disse.
O programa de medição individual de contas em prédios da CDHU vai beneficiar apenas os moradores do Conjunto Habitacional Wilson Sório. A previsão é que sejam instalados os equipamentos em outros 4 mil apartamentos da Baixada Santista e Vale do Ribeira. A expectativa é reduzir em 30% o consumo de água.
De acordo com o gerente regional da CDHU, Luis Carlos Rachid, a divisão das contas de água é uma reparação de um erro. “Com esse processo nós teremos a certeza de uma qualidade melhor e um respeito ao meio ambiente”, diz ele.
Fonte: G1