Guarujá lança primeiro núcleo motorizado de Defesa Civil da Baixada Santista

A Prefeitura de Guarujá dará início nesta quinta-feira ao processo de implantação do primeiro Núcleo de Defesa Civil (Nudec) motorizado da Baixada Santista.

A iniciativa tem como objetivo oferecer maior segurança aos moradores das 14 áreas de risco de Guarujá, assim como agilizar o atendimento e os primeiros socorros.

Para a Defesa Civil, de motocicleta, chegar aos locais com problemas é mais rápido do que de automóvel. A ação, que prevê a capacitação de motociclistas da Ilha de Santo Amaro para ajudar nas ocorrências, conta com uma parceira com o Moto Clube Piratas das Ilhas.

Segundo o geólogo da Defesa Civil do Guarujá, Carlos Adolfo Fernandez, a parceria é importante para identificar e interagir com os problemas, assim como ajudar na redução de desastres. “Os membros do núcleo ajudarão a Defesa Civil em casos de emergência, como problemas de escorregamento, inundações, vendavais, entre outros”.

Segundo Fernandez, ainda existem os riscos técnicos, como incêndios e acidentes rodoviários.

“A Defesa Civil atua também com trabalhos preventivos, com visitas e palestras a população. Nós somos responsáveis pela remoção de moradores e o isolamento de suas respectivas moradias em caso de alguma emergência”, explicou o geólogo.



O presidente do Conselho Deliberativo do Moto Clube Piratas da Ilha, Luiz Ventura, considera uma honra ajudar a Defesa Civil nos primeiros socorros e na prestação de serviços. “É uma novidade para nós motociclistas. Esperamos ajudar bastante a população de Guarujá”, frisou Ventura.

Para ele, em primeiro plano, a principal contribuição dos motociclistas será o transporte, uma vez que, em caso de trânsito intenso, a moto tem mais agilidade em relação aos carros. “Com as motos, pretendemos dar mais segurança e agilidade nos primeiros socorros”, ponderou.

Sinais de risco

Ao verificar qualquer sinal de risco, o munícipe deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou no telefone emergencial da Guarda Civil Municipal: 153. O órgão atende em regime de plantão 24 horas por dia. A sede da Defesa Civil fica na Avenida Adhemar de Barros, 571, no Bairro Santo Antônio no guia cidade Guarujá.

Fonte: Jornal a Tribuna





Deixe seu comentário