Guarujá inicia fiscalização de transportes escolares

A Prefeitura da cidade do Guarujá iniciou nesta terça-feira a fiscalização de transportes escolares do Município. Serão vistoriados vans, peruas e ônibus. No Município, de acordo com a Diretoria de Trânsito e Transporte Público, 101 veículos estão credenciados para fazer o transporte escolar.

Segundo o responsável pela Divisão de Transportes Públicos, Benedito Ferreira Filho, duas vistorias são realizadas durante o ano. “A outra vistoria será realizada em julho, após as férias escolares, para evitar que veículos não licenciados, em más condições de circulação, e condutores irregulares coloquem em risco a vida de estudantes”, ressalta.

Os transportes que apresentarem situação irregular receberão multas fiscais de R$ 400, que duplicam em caso de reincidência. Entretanto, o motorista não recebe pontos na carteira. Já a multa municipal tem uma taxa de R$ 127,00, além de cinco pontos na carteira do condutor e apreensão do veículo.

Veículo



Segundo o responsável de Transportes Públicos, para estar em conformidade com a lei, o veículo precisa ter cintos de seguranças para todos os passageiros; faixas de identificação de 40 centímetros com a inscrição “Escolar” nas duas laterais; extintor de incêndio pesando quilos; medidor de velocidade (tacógrafo); pneus em boas condições e parte elétrica em dia (quatro lâmpadas de teto, setas dianteiras e traseiras, pisca alerta e faróis). Também é exigido que os vidros das janelas laterais dos veículos tenham abertura de, no máximo, dez centímetros de comprimento e a fixação de dois martelos para serem usados em caso de emergência.

Documentação

Para dirigir, o motorista precisa ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria D, devidamente em dia, e sem nenhum ponto. Outro critério a ser avaliado na fiscalização é se o condutor tem curso escolar e não tem problemas com a Justiça. O veículo deve estar com a licença devidamente regulamentada, com o Alvará de 2011 em dia, com o selo anexado no vidro.

Os condutores que ainda não regularizaram os seus veículos devem se dirigir à Diretoria de Trânsito e Transporte, localizada na Avenida Santos Dumont, 70 – Santo Antônio. No local, os funcionários da Dutra irão fazer a checagem do transporte. Se não existir nenhuma irregularidade, o responsável pelo veículo estará apto para o trabalho. Qualquer dúvida o motorista pode entrar em contato pelo telefone 3386-9735.

Fonte: Jornal a Tribuna





Deixe seu comentário