Um levantamento realizado em guia Guarujá apontou os bairros que registram maior infestação do mosquito Aedes Aegypti. A pesquisa apontou que nos seguintes locais há maior risco de transmissão da dengue: Perequê, Acapulco, Jardim Pernambuco, Pae Cará, Monteiro da Cruz, Jardim Alvorada, Jardim Maravilha, Jardim Esplanada do Castelo, Jardim Boa Esperança e Vila Áurea.
Para vistoriar e eliminar possíveis focos do mosquito, um Plano de Ação de combate à dengue começa nesta segunda e vai até sexta-feira.
Nesta primeira etapa, o mutirão será realizado nos bairros ae Cará, Jardim Monteiro da Cruz, Jardim Alvorada e Jardim Maravilha, na região de Vicente de Carvalho.
Os agentes farão a retirada de criadouros nos setores de maior índice de infestação. A medida ainda conta com uma campanha de conscientização, com palestras nas escolas e no EJA (Educação de Jovens e Adultos); realização do teatro de fantoches nos Núcleos de Educação Infantil Municipal (Neims); panfletagem nas feiras livres e telagem de caixas d’água.
A equipe é dividida em quatro setores, uma de ponto estratégico, outra de imóveis especiais, contando ainda com a ajuda dos agentes de Saúde da Família.
A equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) mobiliza os alunos das escolas dos bairros de risco para uma caminhada no entorno da unidade. Um carro de som também faz parte da medida, para anunciar as ações a serem realizadas no bairro.
Serviço
Em caso de suspeita de focos de criadouros de mosquitos de dengue, o munícipe pode denunciar pelos telefones: Disque Dengue (0800 779 800); Departamento de Controle de Combate às Endemias (3341-8226); ou ainda no e-mail dengue@guaruja.sp.gov.br.
Fonte: Jornal A Tribuna