Guarujá fica em 8° lugar no acompanhamento do Bolsa Família

O Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DataSus) revelou pesquisa recente que aponta Mongaguá em primeiro lugar na condicionalidade do acompanhamento de saúde do Programa Bolsa Família, dentre as cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista.

O Município registrou 90,19% de acompanhamento. Das 1.937 famílias que deveriam cumprir a condicionalidade de saúde, 1.747 foram totalmente acompanhadas.

Para a diretora municipal de Assistência Social e Gestora do Programa na Cidade, Cristina Wiazowski, o resultado positivo foi alcançado devido a integração entre as diretorias da Saúde, Educação e Social. “Foi graças a esse trabalho em conjunto que chegamos ao primeiro lugar e quem sai ganhando é a população”, enfatizou.

O monitoramento, que é feito nas famílias que têm crianças de até 7 anos de idade e mulheres entre 14 e 44 anos de idade, em especial gestantes, é realizado semestralmente e consiste em levantar dados antropométricos (peso e altura), averiguação da carteirinha de vacinação e acompanhamento de Pré-Natal.



O PROGRAMA – O Programa Bolsa Família é um programa de transferência de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Ele possui três eixos principais: transferência de renda, que promove o alívio imediato da pobreza; condicionalidades, que reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e programas complementares que objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

Confira a classificação:

1°     Mongaguá     90,19%
2°     Itanhaém     86,75%
3°     Encontra Santos     75,26%
4°     Cubatão     64,70%
5°     Peruíbe     42,86%
6°     Encontra Praia Grande     37,60%
7°     São Vicente     29,10%
8°     Guarujá     23,77%
9°     Bertioga     22,96%

Fonte: Prefeitura de Mongaguá





Deixe seu comentário