Guarujá cria Banco de Talentos para valorizar artistas da região

Artistas da cidade de Guarujá receberão capacitação e poderão se formalizar, com acesso à linha de crédito do Banco do Povo. A iniciativa faz parte do Banco de Artistas e Talentos de Guarujá, que tem como objetivo manter um cadastro único e atualizado dos diversos segmentos artísticos para participação em futuros eventos culturais.

Nesta primeira etapa, as inscrições podem ser feitas até 30 de setembro. Após este período, a Secretaria de Cultura promoverá encontros com a classe para orientá-la sobre a necessidade de formalização dos artistas.

“Queremos democratizar os eventos culturais, com a participação dos artistas locais. Daí, a importância do cadastro, pois coloca nosso pessoal numa posição que possa ser lembrado e escalado para os eventos do Município”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Elson Maceió.

Após a formalização, os artistas da Cidade passarão por um processo de capacitação. Nesta etapa eles apresentarão propostas e receberão orientação para que possam criar meios de transformar conhecimento em arte rentável.



“Uma das vantagens da formalização é o acesso à linha de crédito do Banco do Povo para aquisição de instrumentos musicais, por exemplo, ou outros equipamentos, com juros abaixo dos aplicados no mercado”, disse Neves, ressaltando que, quem se formaliza como empreendedor individual, além de poder emitir nota fiscal, tem direitos, como seguro desemprego, auxílio doença e aposentadoria.

Cadastro

Os interessados devem se inscrever no site oficial da Prefeitura (guaruja.sp.gov.br). Podem se cadastrar músicos, cantores, grupos, dançarinos, escultores, entre outros artistas.

Já a capacitação está prevista para outubro, em data a ser posteriormente divulgada. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura (Avenida Presidente Vargas, 266 – Parque Estuário), pelo telefone 3384-3027 ou pelo e-mail: cultura.cadastro@guaruja.sp.gov.br.

Fonte: Jornal a Tribuna





Deixe seu comentário