Situada no extremo Norte da Ilha de Santo Amaro, a Ermida do Guaibê no Guarujá (ou Guaíbe) foi construída por volta de 1560 por mando de José Adorno (que havia vindo para o Brasil na armada de Martim Afonso de Sousa) e era utilizada pelos jesuítas principalmente para a catequização de indígenas da região na época.
Entre os jesuítas que a frequentavam, se destaca o padre José e Anchieta, que ali teria escrito seu poema “Milagre dos Anjos”.
As Ruínas Ermida Santo Antônio de Guaibê localizam-se a leste no Guarujá, encontram-se parcialmente dominadas pela vegetação local e, segundo sites de turismo, sua visitação é possível por meio de um desvio na trilha para a Prainha Branca.
Ermida do Guaibê em Guarujá História
A Ermida de Santo Antônio do Guaibê é uma capela construída no século XVI no extremo norte de Guarujá, junto ao canal de Bertioga, e foi uma das primeiras igrejas do Brasil, frequentada pelo Padre Anchieta, que rezava missas e catequizava índios. Foi construída por José Adorno e é feita de pedras de sambaquis e óleo de baleia com conchas. O acesso à Ermida é feito pela Trilha das Ruínas, que tem início na Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, na estrada Guarujá-Bertioga. O caminho é feito por uma área preservada da Mata Atlântica.
O Forte de São Felipe foi construído em 1.552, por ordem de Tomé de Souza, Fica na Ponta da Armação, na Ilha de Santo Amaro. É um dos mais belos marcos da arquitetura militar portuguesa do século XVI. Nele, o famoso artilheiro alemão Hans Staden viveu parte de sua vida aventurosa, durante nove meses, quase sendo devorado pelos índios tupinambás.
Horário de Funcionamento Ermida do Guaibê no Guarujá
- 24 horas
Onde fica, Endereço e Telefone Ermida do Guaibê no Guarujá
- Rod. Ariovaldo de Almeida de Viana – Guarujá – SP
- Telefone: não possui