Em Guarujá, cuidado com o bebê começa na gravidez

Um novo panorama se apresenta na Saúde pública de guia Guarujá. A prefeita tem trabalhado diariamente para disponibilizar serviços de saúde dignos a todo munícipe.
No caso das mulheres, elas recebem um cuidado todo especial. Um exemplo é a conscientização que a Prefeitura de Guarujá faz sobre a importância das gestantes realizarem o exame pré-natal.
O exame pode ser feito em uma das dez Unidades Básicas de Saúde (UBS), cinco Unidades de Saúde da Família (Usafas) e no Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE) Vila Júlia.
De acordo com o ginecologista e obstetra Gilson Lafayette, coordenador da Saúde da Mulher de Guarujá, objetivo da Prefeitura é desenvolver uma política de humanização de pré-natal e nascimento.
Quando começar – O acompanhamento deve começar a partir do momento em que a mulher tem atraso menstrual ou desconfia que está grávida. Ela vai até a UBS ou Usafa mais próxima de casa, faz o teste rápido, onde o resultado sai na hora. Se o resultado for positivo, todos os exames e a primeira consulta já são marcados.
“Na grande maioria, 90% das gestações são de baixo risco e tem resultado super favorável. Já os outros 10% são de alto risco, onde a mulher precisa de maior cuidado”, afirma o obstreta.
Os exames são essenciais. Doenças como sífilis, aids, diabetes, hipertensão, toxoplasmose, hepatite B e anemia podem ser descobertas através nos exames e tratadas.
“Um exemplo é quando a mulher que tem aids consegue, sim, ter um filho sem o vírus. Para que isso aconteça é necessário que ela conte ao médico e tome os medicamentos indicados por ele. Assim, tudo ocorrerá conforme o esperado”, salienta Lafayette.

Fonte: Prefeitura do Guarujá





Deixe seu comentário