Apesar do anúncio da construção do túnel imerso ligando Santos a Vicente de Carvalho, na cidade Guarujá, os sistemas de travessia marítima de passageiros e de veículos não ficarão à deriva.
A Dersa manteve a decisão de investir recursos da ordem de R$ 150 milhões entre 2011 e 2012 nos quatro pontos de travessias.
Além das obras nos atracadouros, a estatal prevê gastar R$ 52,5 milhões na construção e aquisição de duas novas lanchas para a travessia Santos/ Vicente de Carvalho (no Guarujá) e cinco ferry boats, sendo dois para a ligação Santos/Guarujá, um para a travessia de Bertioga, um para a travessia Ilha Bela/ São Sebastião e outro para atuar como embarcação reserva.
O edital contendo três avisos de licitação para as construções foi publicado na última terça-feira. De acordo com o presidente da Dersa, Laurence Laurindo, a eficiência do sistema convencional de travessias continuará sendo necessária, mesmo após o funcionamento do túnel imerso, previsto para ser entregue em 2016.
Ele não acredita que o novo empreendimento gere déficit financeiro para o sistema marítimo. “Haverá menos fluxo de usuários e isso implica em perda de receita sim. Mas temos que entender que a diminuição de demanda também significa menos desgastes e redução de custos de manutenção”.
O presidente ressalta que o Governo do Estado não tem intenção de acabar com as travessias marítimas. “Elas continuarão sendo uma opção importante para muitas pessoas”.
Fonte: Jornal A Tribuna