Começam inscrições para cursos gratuitos em Guarujá

Em Guarujá, o Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Brasil Sem Miséria (Pronatec – BSM), do Ministério de Desenvolvimento Social, oferece cerca de 150 vagas para cursos gratuitos de almoxarife, operador de logística portuária, auxiliar administrativo, garçom básico e vitrinista. As inscrições começaram ontem.

As pré-inscrições variam de acordo com as funções escolhidas e podem ser feitas nas sedes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou Casa de Assistência Integrada (Cai).

Para aulas com início em 2 de julho, serão 96 vagas para os cursos de almoxarife (32), operador de logística portuária (32), auxiliar administrativo (32), realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai de Cubatão, com carga horária de 180 horas. Com exceção para almoxarife, que exige escolaridade mínima até a 4ª série, os outros cursos pedem formação da 5ª a 9ª série do ensino fundamental. As pré-inscrições poderão ser feitas de hoje até 14 de junho.

Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senac Santos (Av. Conselheiro Nébias, 309 – Vila Mathias), ministrará cursos para garçom básico (20) e vitrinista (20), com início das aulas no dia 30 de julho. Terá a carga de 200 e 180 horas, respectivamente. As pré-inscrições poderão ser feitas de 1 a 10 de julho.

Para todas as modalidades, as aulas serão ministradas no Sindicato dos Zeladores – Seeclag (Rua Osvaldo Rubens Lourenço, 433 – Jd. Las Palmas).



Sobre o programa O Pronatec-BSM é voltado para pessoas que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico), mesmo que não sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) ou do Beneficio de Prestação Continuada (BPC), ter idade entre 18 e 59 anos, sem limites por família. Os interessados que não estejam no CadÚnico, mas que tenham o perfil para cadastramento poderão ser atendidos normalmente. Basta se dirigir a qualquer unidade dos Creas, Cras e Cai.

Terão prioridades nas vagas do Programa os deficientes, pessoas em situação de extrema pobreza (renda familiar per capita de até R$70) e beneficiários Bolsa Família e BPC. Para se inscrever, o candidato deve levar o CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e número de identificação social, do CadÚnico (NIS).

Confira as unidades:

Creas
Rua Washington, 700. (Telefone: 3355-4381)

Cras Morrinhos
Rua Manoel Vicente de Brito, s/n. (Tel.: 3386-2011)

Cras Santa Rosa
Rua José Marques, 155. (Tel.: 3358-2011)

Cras Vicente de Carvalho
Rua Oswaldo Aranha, 800. (Tel.: 3342-7603)

Cras Vila Rã
Rua Iracema, s/n. (Tel.: 3392-1148)

Casa de Assistência Integrada
Rua Cavalheiro Nami Jafet, 669 – Centro (Tel.: 3382-4444)

Fonte: Jornal O Liberal





Deixe seu comentário