Caminhão vende peixe mais barato para famílias em Guarujá

Moradores do Guarujá, no litoral de São Paulo, estão aproveitando uma parceria entre os governos Federal e Municipal para vender peixe mais barato para a população. São vendidos cerca de 300 quilos de peixe, por dia, que acabam em pouco mais de duas horas.

Maria Angélica Cruz, da equipe de coordenação do serviço na cidade do Guarujá, conta que os moradores da cidade ficam aguardando o veículo chegar nos bairros para comprar os peixes. “Já se criou um hábito. Nós temos pescado a R$ 2,50. Com R$ 10 você pode levar e ter mistura para o resto da semana”, conta. A feira do caminhão começou a funcionar em novembro do ano passado, e desde então Cleide Pereira Martins conta que toda semana vai até o caminhão. “Toda semana eu estou aqui. Já avisei minhas amigas e está bom mesmo, está mais barato”, conta a dona de casa.

Ana Luiza da Silva comprou peixe para dividir com a família. “Eu comprei oito quilos de gordinho e um quilo de bagre. Eu divido um pouquinho com a minha mãe e minha irmã”, explica. Maria Eunice Araújo passa uma receita rápida para um prato com peixe. “Eu tempero o peixe, deixo de um dia para o outro na geladeira, no dia seguinte eu faço o molho, recheio com farofa dentro e coloco no forno. Fica bem cremoso”.



O chefe de cozinha Brown dá dica de como aproveitar a cabeça de peixe. “É um processo muito simples, você abre a cabeça do peixe e abre no meio, lava bem, tira toda sujeira e põe para cozinhar, preparando um consumê (caldo). Em dez minutos, mais ou menos, você tira ela do fogo e vai sair muita carne da cabeça, com muita nutriente na cabeça do peixe”, explica.

Com o caldo dá para fazer um pirão. “Pega esse caldo, tempera, coloca o sal na medida correta, bota coentro, salsa, cebolinha, pimentão e põe para cozinhar. Coloca o consumê aos poucos, assim que ferver vai colocando farinha de mandioca crua e mexendo, até dar o ponto de pirão. No final coloca um pouco de azeite de dendê e é só servir”, explica o chefe.

As próximas paradas do caminhão do peixe acontecem na terça-feira (12), na Praça do Comércio, no bairro Morrinhos II, a partir das 9h. Na quarta-feira (13), o caminhão estará no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (CAEC) Dante Sinópoli, que fica na Alameda Dracena, 513, na Vila Áurea, também às 9h.

Fonte: G1





Deixe seu comentário