Um dos principais corredores viários de guia da cidade Guarujá foi entregue ontem durante os festejos do 77º aniversário de emancipação político-administrativa da Cidade. A Avenida Tancredo Neves, uma das ligações entre a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e a Enseada, está repaginada. Além de asfalto, guias e sarjetas, ganhou também reforço na iluminação e uma ciclo-faixa. Mas as obras não acabam aí. Este foi um dos passos para uma outra ação: a transformação da avenida em pista de mão única.
Segundo a prefeita Maria Antonieta de Brito, essa concretização depende de outras intervenções. “Com o processo de urbanização da Cachoeira, que aprovamos no PAC 2, com a construção de 600 moradias da CDHU na Vila Zilda e o Minha Casa Minha Vida ao lado do Atacadão, a minha expectativa é a remoção de todas as famílias da margem do Rio Santo Amaro e a criação de uma via de borda, com outra avenida semelhante à Tancredo para ter condição de dar fluidez e segurança”.
Segundo ela, esse não é um projeto para um futuro longínquo. “As casas da CDHU serão licitadas agora. Inclusive a drenagem da Vila Zilda, que eu tentei por dois anos conseguir os recursos e não obtive, pedi socorro ao Estado e eles vão me ajudar a fazer a obra. Isso já está comprometido para os próximos passos e estou muito feliz”.
O secretário de Desenvolvimento e Gestão Urbana, Duíno Verri Fernandes, afirma que será feito um sistema binário. “No PAC 2, com a reurbanização, será criada uma via de borda ao lado do Rio Santo Amaro, onde vai ser feito um sistema binário entre a Tancredo Neves e essa via”.
Coincidentemente, era ele quem estava à frente da primeira urbanização da Tancredo Neves, em 1985. “Aqui era a antiga estrada da Cachoeira. Na época que estávamos fazendo a Santos Dumont conseguimos essa verba. De lá para cá não se teve nenhuma manutenção na pista”.
Segundo o diretor de Trânsito e Transporte de Guarujá, Wilson Caruso, a meta agora é fazer uma campanha de conscientização com os comerciantes para não deixar ninguém estacionar na ciclo-faixa, destinada aos ciclistas. “Enquanto isso, quem desrespeitar a sinalização será multado”.
Fonte: Jornal a Tribuna