A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira a lista de 90 instituições de Ensino Superior com aprovação zero no exame realizado em dezembro de 2010. Na Baixada Santista, a Faculdade de Bertioga (Fabe) e a Faculdade do Guarujá (Fagu) constam na relação, mas alegam que a prova foi prestada apenas por alunos treineiros.
Conforme informações da OAB, as instituições com aprovação zero representam 1.153 do total de 106.891 inscritos na prova. Das 90 instituições com baixo rendimento, 51 registraram menos de dez participantes e 39 registraram dez ou mais inscritos.
Ainda de acordo com a OAB, o exame aplicado no último ano reprovou 88,27% dos 106.891 bacharéis em Direito inscritos. A prova teve índice de reprovação recorde, o que gerou uma onda de protestos entre os bacharéis. Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados. O índice de reprovação da edição anterior já havia chegado a quase 90%.
De acordo com a Faculdade de Bertioga (Fabe), quatro estudantes prestaram o exame da OAB no último ano. Destes, somente um aluno de Direito foi aprovado na segunda fase. No entanto, os quatro universitários ainda irão se formar no término do ano.
Assim como a Fabe, na Faculdade do Guarujá, que também aparece na relação da OAB, somente quatro estudantes prestaram o exame. Segundo a instituição, todos eles são treineiros e foram aprovados somente na primeira fase. A faculdade formará sua primeira turma em Direito neste semestre.
Fonte: Jornal a Tribuna