A exemplo da Prefeitura de Santos, que implantou corredores preferenciais de ônibus em três grandes avenidas para melhorar a fluidez em horários de pico, a Diretoria de Trânsito e Transporte de Guarujá (Ditran) pretende fazer o mesmo apenas durante a temporada. O local escolhido é a Avenida Dom Pedro I, que corta a Enseada, uma das regiões mais adensadas do Município.
Segundo a diretora da Ditran, Quetlin Scalioni, a intenção é implantar uma faixa preferencial de ônibus em horários de pico. “Estamos estudando isso desde o ano passado. Na temporada há muito problema com demora e congestionamentos nessa avenida.”
O Bairro Enseada concentra pelo menos 60 mil pessoas e muitas casas de veraneio, chegando a dobrar de volume durante o verão. A Avenida Dom Pedro é basicamente a única ligação até a região leste, onde estão o Condomínio Acapulco, as Praia de Pernambuco e Praia Perequê, a Serra do Guararu e a balsa Guarujá-Bertioga, por exemplo.
Em Santos, a medida implementada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na Avenida Ana Costa chegou a reduzir o tempo de percurso em 25% no intervalo de um ano. Além de melhorar a fluidez no trânsito, a medida também visa incentivar o uso do transporte coletivo.
Em Santos é permitido aos motoristas parar o veículo apenas para embarque ou desembarque de passageiros; acessar a faixa para entrar e sair do estacionamento de prédios e estabelecimentos comerciais; e convergir à direita ou sair de vias transversais. Tudo sempre com a sinalização da luz de seta. E além do transporte coletivo, táxis com passageiros e veículos escolares também podem usar a faixa preferencial.
Fonte: Jornal A Tribuna