Praia do Tombo, em Guarujá, recebe certificado de balneabilidade

A Praia do Tombo, em Guarujá, recebeu na manhã deste sábado(04) o certificado internacional Bandeira Azul, concedido pela instituição Foundation for Enviromental Education (FEE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação), credenciada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Unesco para avaliar a balneabilidade das praias.

A prefeita Maria Antonieta de Brito celebrou o hasteamento da bandeira na praia, que tem 856 metros de extensão. “Essa certificação vai gerar mais recursos, uma vez que receberemos turistas de todo o planeta. Guarujá agora vai aparecer em todas as informações internacionais como um lugar que está adequado ambientalmente com segurança”, comemorou.

As praias e marinas candidatas à Bandeira Azul devem cumprir critérios nas áreas de educação ambiental, informação e sinalização de segurança aos usuários, e de qualidade da água e do meio ambiente costeiro. A certificação é concedida em última instância pela FEE após processo que inclui auditorias, avaliação de júri nacional e internacional.



“A certificação leva em consideração 33 condicionantes ambientais”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Hélio Lopes. “Até o produto utilizado nos sanitários precisa ser biodegradável”.

O selo também será concedido a Jurerê Internacional, em Florianópolis (Santa Catarina), a primeira praia brasileira certificada. A Bandeira Azul tremula em mais de 3,2 mil praias de todo o mundo. O selo tem validade de um ano.

O júri é composto por representantes dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, Organização Mundial do Turismo, Organização Mundial de Saúde e outros órgãos nacionais e internacionais. A Bandeira Azul é concedida por período de um ano. Para manter o título a praia ou marina passar por novo processo de avaliação.

Fonte: A Tribuna





Deixe seu comentário