Entre esta segunda-feira e o início do próximo ano a Secretaria de Saúde da cidade Guarujá entregará a reforma de quatro equipamentos de saúde que, juntos, terão capacidade para atender até 60 mil pessoas. São as Unidades de Saúde da Família (Usafas) de Santa Cruz dos Navegantes, Vila Zilda, Las Palmas e Jardim dos Pássaros.
A primeira a ser entregue será a de Santa Cruz, às 17 horas desta quarta. Esta terá um perfil diferenciado, pois atuará como uma unidade mista – além da Usafa, ali também funcionará uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Afonso Carlos Finamor, cada unidade de saúde da família contará com duas equipes, compostas por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um dentista, um auxiliar de consultório dentário e quatro agentes comunitários de saúde. Eles trabalham diariamente das 8 às 17 horas.
“Já a UPA terá, além de um médico socorrista 24 horas, ambulância permanentemente no local”, diz Finamor.
O movimento atual, segundo o secretário, é de aproximadamente 50 pessoas por dia. Com a ampliação do espaço, a expectativa da Prefeitura é que atenda entre 100 e 150 pacientes. “Ainda não temos esse número exato, vamos ter mais certeza a partir da inauguração. A unidade passa a funcionar na quinta-feira”.
Mais do que a ampliação do atendimento, o secretário destaca a melhoria na infraestrutura como uma das principais mudanças. O equipamento tem agora novas salas de emergência, inalação, procedimentos, enfermagem, vacina, curativos, repouso, farmácia, cinco consultórios (incluindo ginecológico e odontológico) e seis sanitários. “Antes, por exemplo, a unidade não tinha banheiro, o que é básico em qualquer lugar. Criamos ainda uma sala de observação que até então não existia”.
Outras unidades
Já a entrega da reforma da Usafa Vila Zilda está marcada para quarta-feira da próxima semana. Dentre as principais modificações estão a ampliação da sala de espera e da farmácia e a criação da sala multiuso (para apoio administrativo). Todos os equipamentos agora também têm acessibilidade para pessoas com deficiência.
De acordo com o secretário, cerca de 100 pessoas usam a unidade diariamente. “A expectativa é que aumente, mas o principal é que agora as pessoas contarão com mais conforto”, avalia Finamor.
As Usafas do Jardim Las Palmas e do Jardim dos Pássaros estão em fase final de adequação e devem ser concluídas no início de 2012. O secretário de Saúde afirma que, no primeiro caso, a estrutura que está sendo erguida é semelhante à da UPA Paulo Piasenti.
Fonte: Jornal A Tribuna