Três lobos-marinhos retornaram nesta sexta-feira ao mar. Eles estavam em tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Cram) Reviva, desenvolvido pelo Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos (Gremar) em parceria com a Fundação Fernando Lee, em guia de Guarujá.
Nesta manhã, os animais foram levados até a Laje de Santos, a 40 milhas de Santos, onde foram soltos. A operação conjunta contou com a participação do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos e do Instituto Laje Viva.
Malvinas
A expectativa da coordenadora técnica do Gremar, veterinária Andréa Maranho, é que eles peguem carona em uma corrente das Malvinas que está perto da costa e voltem para a sua área de reprodução natural, no Uruguai.
“É comum a presença de lobos-marinhos no inverno, quando eles migram por causa da alimentação. Um ou outro tem alguma dificuldade”.
Um quarto animal deveria ter acompanhado seus companheiros ontem, mas Andréa afirma que ele ainda não estava muito bem. “Agora será reavaliado para que também possa seguir viagem”.
Segundo ela, os animais foram encontrados, debilitados por diversos fatores, na região durante o inverno. No período em que ficaram no Cram os lobos-marinhos receberam tratamentos específicos, superalimentação e exercícios físicos. Antes de serem soltos, passaram por uma bateria de exames clínicos.
Fonte: Jornal A Tribuna