Marinha aprova altura da ponte que ligará Santos a Guarujá

A Marinha aprova a altura de 85 metros, em seu ponto mais elevado, da ponte estaiada que ligará Santos ao Guarujá. O capitão dos Portos de São Paulo, capitão-de-mar-e-guerra Antonio Sérgio Caiado de Alencar, disse a A Tribuna que essa é uma altura adequada. Segundo ele, não limitará a livre circulação dos navios pelo canal do Porto nem sua expansão.

A nova altura foi confirmada pelo secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, ao participar de encontro na Assembléia Legislativa.

A altura inicial, divulgada pelo governo do Estado, desagradou a Marinha e a Codesp, que defendiam uma altura, no ponto mais alto, de 80 metros. A ampliação desse número assegurará ainda mais a livre navegação.



O comandante Caiado de Alencar admitiu que, no futuro, talvez os navios possam ter uma altura superior, mas mesmo sem a ponte eles dificilmente conseguiriam ultrapassar a curva no canal, à altura da Ponta da Praia.

Os navios que, eventualmente, não consigam chegar ao cais santista poderão navegar, sem qualquer dificuldade, em direção ao porto de águas profundas de São Sebastião. O oficial da Marinha não se mostrou entusiasmado, para o caso de Santos e Guarujá, com algumas pontes européias que se abrem para a passagem dos navios.

Ele considerou esse sistema complicado em uma ponte que terá um enorme fluxo de veículos entre a cidade de Santos e a Pérola do Atlântico.

Fonte: A Tribuna





Deixe seu comentário