Antonieta (PMDB) reelegeu-se neste domingo prefeita de Guarujá, com 64,25% dos votos. A candidata não ganhou o pleito no primeiro turno por pouco: obteve 49,65% dos votos, ante 35,34% de Farid Madi (PDT), seu adversário no segundo turno, derrotado com 35,75%.
Em sua coligação, estão PRB, PSC, PHS, PPL e PC do B. Mas, durante a campanha do segundo turno, recebeu apoio do PSDB. Edmur Mesquita, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, visitou a candidata, representando o governador Geraldo Alckmin (PSDB).
O próprio PT reforçou sua candidatura, uma vez que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff gravaram vídeos de apoio a Antonieta. Já Madi contou com o apoio do PPS, DEM e PSD em sua coligação.
O candidato antecedeu Antonieta na prefeitura da cidade, mas foi derrotado por ela quando tentou se reeleger em 2008.
Desde o início do ano, Guarujá sofre com a onda de violência que atinge São Paulo e a Baixada Santista. Em março, o ex-secretário de Coordenação Governamental, Ricardo Joaquim de Oliveira, foi morto. A suspeita é que sua morte tenha sido encomendada por um policial militar.
Sobre o tema, a nova prefeita destaca parcerias com o governo federal e estadual no combate ao crime e afirma querer implantar a Operação Delegada, em que policiais militares trabalham na guarda civil da cidade. A operação, que funciona em São Paulo, é um dos destaques da campanha de José Serra (PSDB) na capital do Estado de São Paulo.
Na reta final, um boato nas redes sociais de que sua candidatura teria sido cassada pela Justiça Eleitoral exigiu esforço de sua campanha para reafirmar a validade de seu nome nas urnas.
Fonte: Jornal A Cidade